LANÇAMENTO DO PROJETO
HTPC 23 e 24 Maio 2022

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)

Como realizar os estudos deste HTPC?

Nos dias 23/05 (HTPC da noite) e 24/05 (HTPC manhã, tarde e noite), todos os docentes da rede pública municipal de ensino de Votuporanga deverão seguir as etapas abaixo para realizarem sua inserção no Projeto Sou África.

Etapa 1 | Conheça: Diva Guimarães
[Duração prevista da etapa: 15 minutos]

  1. O relato de Diva Guimarães é permeado de acontecimentos marcantes, dentre eles o acolhimento que ela recebeu de sua professora de Português no 'ginásio'. Explore suas próprias memórias e vivências pessoais e tente se recordar de momentos semelhantes ao de Diva, que tenham acontecido durante sua vida escolar.

  2. Pesquise por 5 minutos no Google o termo "Racismo estrutural" e anote 3 palavras que te chamaram atenção. (Materiais necessários: celular, notebook, computador, internet).

  3. Socialize essas palavras em seu grupo de professores.

Obs: Ao final das 4 etapas deste HTPC, você enviará suas 3 palavras da pesquisa de Racismo Estrutural, além de relatar brevemente suas memórias de acolhimento (se houver) em um formulário eletrônico.

Etapa 2 | Entenda: Racismo Estrutural
[Duração prevista da etapa: 15 minutos]

  1. O vídeo "Entenda o que é RACISMO ESTRUTURAL!", divulgado no Youtube pelo Canal Preto, esclarece com riqueza de informações a trajetória de construção de uma ideologia institucional/estrutural que subjaz posturas racistas. Reflita coletivamente com seus pares a respeito do conteúdo do vídeo.

Obs: No formulário eletrônico ao final, você registrará com suas palavras o conceito de racismo estrutural, traçando paralelos entre o vídeo do Canal Preto e uma campanha antirracista lançada pela empresa Uber.

Etapa 3 | Estude: Lei 10.639/2003
[Duração prevista da etapa: 30 minutos]

  1. Leia o conteúdo da Lei 10.639/2003, clicando aqui.

  2. Clica aqui e leia o artigo "Caminhos para uma educação antirracista - Teoria e Prática na EMEI Pedreira". Tal artigo tem objetivo apresentar uma proposta de ação pedagógica antirracista a partir da experiência realizada na EMEI Pedreira (São Paulo, capital) durante os anos de 2019 (de forma presencial) e de 2020 (de forma online) uma vez que foram constatadas atitudes racistas presentes nas brincadeiras e nas falas das crianças durante sua permanência na unidade educacional.

Obs: No formulário ao final, você fará um registro das ideias que vieram à sua mente para que nós aqui em Votuporanga também consigamos identificar situações de racismo e implementar efetivamente políticas educacionais antirracistas.

Etapa 4 | Pratique: Uma escola antirracista
[Duração prevista da etapa: 60 minutos]

  1. Assista ao vídeo de lançamento do Projeto "Sou África" nas 12 escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Votuporanga-SP.

  2. Com base em tudo o que vivenciou hoje, nos vídeos, leituras e reflexões, preencha a Atividade de validação e registro de sua participação no HTPC de lançamento do Projeto "Sou África", clicando aqui.

  3. Em seguida, conheça as sugestões de atividades propostas para a implementação na prática do Projeto "Sou África", clicando aqui. (Você será redirecionado para a página "Banco de atividades" deste site).