ESPAÇO UBUNTU

"Eu sou porque nós somos."

NOSSAS SEMEADORAS

Fathi

[Fátima Barbosa]

Servir ao invés de ser servida sempre foi o lema de Fátima Barbosa, a Fathi, assim chamada pelos seus amigos.

Ainda quando criança aprendeu com sua avó fazer virar arte onde muitos viam como lixo. Na adolescência decidiu também através do corte e costura florescer suas ideias e ideais. Empreender e levantar outras mulheres, em especial as em situação de vulnerabilidade, como ela.

Mesmo após lançar sua marca, Casa da Mãe Joana, Fathi não deixou de contribuir em prol da população feminina e desempenhou e presenciou importantes situações como:

  • Foi Secretária Geral da Associação de Mulheres de São Carlos

  • Atuou no Movimento de Mulheres Negras

  • Recebeu Prêmio Pião da Tecnologia do SEBRAE por desenvolvimento de trabalho com pessoas cegas e deficientes visuais.

  • Recebeu Prêmio por atuar em favor de mulheres pela Câmara Municipal de São Carlos e pelo Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio

Atualmente, além de sua marca, Fathi é funcionária pública (Técnica em Artes), membro do Conselho Municipal da Mulher e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e participa de projetos voltados às mulheres em vulnerabilidade social e familiar.

E assim escreve sua história até os dias atuais, alinhavando e costurando as dificuldades que a vida dá numa constante construção.

Teacher Jaque

[Jaqueline Ferreira de Oliveira]

[Minibio em construção]

Tia Rê

[Maria Regina Eduardo]

[Minibio em construção]

NOSSOS PARCEIROS

Natanael dos Santos

Escritor, palestrante e fundador da Baobá Educacional, criada com o objetivo de proporcionar um resgate histórico da cultura africana e afro-brasileira através de pesquisas em nosso acervo histórico e em teses de Mestrados e Doutorados.

A Editora Baobá tem como missão publicar histórias para mostrar que a contribuição do negro para o cenário atual é extremamente importante e que tudo o que cerca os “achismos” derivam essencialmente da falta de informação.

CPD da Comunidade Negra de Votuporanga

Vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Votuporanga, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Votuporanga atua na cidade desde 2012, na luta constante pela defesa dos negros.